8 de março de 2011

E SE A GENTE QUISER ? cultura, educação, meio ambiente


SÍNTESE

Criado pela Secretaria de Cidadania Cultural (SCC) do Ministério da Cultura, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), o prêmio “Interações Estéticas – Residências Artísticas” promove o intercâmbio, o compartilhamento e a troca de experiências por meio de residências artísticas em Pontos de Cultura de todo o país.
O músico Irineu de Palmira, contemplado pelo "Interações Estéticas - Residências Artísticas 2010", na categoria "abrangência nacional" desenvolverá seu projeto “E SE A GENTE QUISER ?” no Ponto de Cultura "Canto das Artes - Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente", localizada no distrito de Taquaruçu, distrito de Palmas – TO, que desenvolve um trabalho respeitadíssimo e competente, atestado pelas conquistas de todas as premiações do MINC a que puderam se candidatar. 
Em linhas gerais o projeto objetiva produzir ações criativas, resultantes da interação: "artista"  e "comunidade", representada pelo ponto de cultura. Essa troca de experiências, saberes, informações somadas as técnicas artísticas que ele apresentará, versus o tempo que passarão juntos, resultarão nos seguintes produtos finais:
·           *  produção de um disco 
·           *  um grande show de lançamento desse trabalho aberto à comunidade local
·           *  um blog que acompanhará o dia a dia do projeto

O disco terá 13 faixas, composições inéditas criadas a partir dessa interação. A temática será sobre o meio ambiente e sustentabilidade. Quanto ao estilo musical, o projeto pretende identificar pontos de interseção entre a cultura mineira (base da formação de Irineu de Palmira), a tocantinense e demais influências recebidas por essa região.
Importante: As composições, todas, serão parcerias de Irineu de Palmira com artistas, e potenciais artistas locais que ele descobrirá e desenvolverá através de workshops oficinas de criação.
Idem para a arte do disco, ilustrações do encarte, fotos, filmagem, blogs e etc.
Com isso, queremos valorizar os potenciais locais, estimular a produção criativa, plantar uma semente na vida dessas pessoas que por vezes se sentem tão longe de possibilidades concretas de desenvolver e mostrar seus talentos.
Vamos tratar de ações sócio educativas e culturais, cuja temática será o meio ambiente e sustentabilidade, através de workshops e oficinas de criação, palestras culturais, 6 shows diferentes, apresentando um amplo panorama da música brasileira e, de outro lado, assimilação dos aspectos culturais locais,  por parte do artista, para que possam ser mostrados em outras regiões do Brasil. 
Esse é o terceiro ano de realização do prêmio Interações Estéticas. 


   Irineu de Palmira  www.irineudepalmira.com.br