2 de junho de 2011

JOVI MOURA - "Com o Bem-te-vi" e "Passeio"




Quando cheguei em Taquaruçu, Jonatas Victor Barros de Moura era o Ktatau.
Conforme perceberão a seguir, ele já era músico e, ao descobrir-se compositor, tornou-se Jovi Moura!
Jovi nasceu em Nova Rosalândia, cidade tocantinense fundada em 1972, em consequência da construção da BR-153, distante 108 km de Palmas. Está há 10 anos em Taquaruçu.
Com seu jeito maroto, quando lhe peço para se descrever, ele diz “Sou um rapaz meio extrovertido. Gosto muito de música, agora, participando do projeto, sou eclético”.
Jovi toca vários instrumentos, por isso está sempre respondendo sobre como foi esse aprendizado. Na maior tranquilidade ele diz “ há alguns anos, um tio passou uma temporada aqui, me ensinou alguns acordes, a partir daí fui aprendendo”. Simples assim?  “é, fui procurando o som, ele apareceu”.
Jovi Moura nos diz que sua mãe, Gilza Maria, a fã Nº 1, é uma de suas maiores incentivadoras -“Ela me incentiva muito, e em tudo, a não desistir. Também me contou que quando eu tinha entre 9 e 10 meses, alguém disse a ela que eu teria muitos dons musicais”.
Jovi Moura frequenta o Ponto de Cultura Canto das Artes desde seus 11 anos. “Levou um certo tempo até que eu entendesse a seriedade do lugar, hoje eu sinto como se o Canto fosse a minha casa.”
Sua participação no projeto “E se a gente quiser?” é intensa. Foi o meu primeiro parceiro em “Cidade Encanto”, de lá pra cá compôs várias outras, sozinho e em parcerias. Sobre descobrir-se com essa imensa capacidade criativa, ele diz “O projeto é muito legal, através dele posso expressar meus pensamentos nas músicas que faço”.

Jovi Moura tem 16 anos, está cursando o primeiro ano do ensino médio. Planeja fazer engenharia mecânica e continuar com a música. “Não tenho o sonho de fazer sucesso, ser famoso, mas tenho sim, uma grande vontade que minhas músicas sejam conhecidas, cantadas, e que levem uma boa mensagem para muita gente”.



Com o Bem-te-vi
Jovi Moura
 
Ao som da toeira     
Da sússia e do cateretê
Bacupari pra comer

Bem-te-vi vim te ver
Quero fazer um dueto
Com você

Bem-te-vi não se vá
Vamos tomar banho na cachoeira
Nas águas limpas da Roncadeira

Bem-te-vi venha cá
Vamos colher cajuí
No Vai Quem Quer
E na Sambaíba quero ir

Bem-te-vi venha cá
Vamos do voo
Ao Pontal  
Sessenta segundos
Adrenalina total

Bem-te-vi quero ir
No Mutum catar
Pequi, arrancar bacaba,
Caçar murici

Esse é o jeito
De viver por aqui!

Passeio
Jovi Moura

A pedalar pela
Avenida Belo Horizonte
Vou ao encontro de amigos do coração
Vejo todos numa roda
Irmanados numa só emoção

Pra animar quem vai comigo 
Eu vou tocar o samba de um amigo
Benza Deus, Ô Sorte
Sou Jovi Moura o filho do Norte

Antes de seguir viagem
Eu vou passar no Canto das Artes
Lá terei boa direção
Posso ir tranquilo para o Jalapão 

4 comentários:

  1. Quanta riqueza de informações nas letras de Jovi Moura. "Com o bem-te-vi" nos chega como um lindo convite a conhecer as belezas naturais dessa região. Parabéns pelo excelente trabalho. Você é muito talentoso, Jovi.
    Alex Bottino

    ResponderExcluir
  2. Jovi, seu trabalho é incrível. Tem personalidade própria. Parabéns, continue nos brindando com suas belíssimas canções.
    Janaina Marcondes - MG

    ResponderExcluir
  3. Excelentes composições.
    Parabéns.
    Oliver Finkhertz

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Jovi. Suas músicas são lindas!
    Um abraço, Carolina.

    ResponderExcluir