19 de junho de 2011

Tiago Domingues

O CD que registrará as principais canções produzidas pelo projeto "E se a gente quiser?" terá os arranjos assinados pelo produtor Tiago Domingues.


Guitarrista, compositor e produtor, Tiago Domingues começou a estudar música aos 16 anos, juntamente com seus irmãos, formando sua primeira banda, o Aydrah. Durante três anos os irmãos Domingues tocaram juntos, em muitas formações diferentes. Tiago começou a se destacar com suas primeiras composições, que permitiram a eles participar de pequenos festivais, até 2005, quando a banda se fragmentou após perder seu vocalista.
Após o final do Aydrah, Tiago formou outra banda, Cabala. Desde o início, esta nova banda teve Ricardo Confessori (Shaman) como produtor e músico, tendo gravado os tambores para a primeira demo. Num segundo momento  Alex Egerland, que toca bateria em alguns de seus projetos atuais, também juntou-se à banda.
Em 2006, começou os seus estudos universitários na Faculdade Santa Marcelina procurando expandir seu leque de conhecimentos. Amadurecendo sua qualidade musical , Tiago encerrou suas atividades com a Cabala e começou, junto com o Alex, o Avattar, banda que mais tarde se tornaria outsight.
Tiago Domingues estudou com renomados guitarristas e é formado pelo instituto IAV de áudio. Desde o início de 2010, dedica-se à produção, composição e execução de seu projeto mais ousado, seu primeiro álbum solo "Relatórios sobre a minha viagem interminável vol. 1 ", que está atualmente em fase de promoção e divulgação. 

Sua participação no projeto "E se a gente quiser?" começou no final de maio,
em seu estúdio em São Paulo , com a produção dos arranjos para todas as faixas do disco. 

  


Visão da varanda da Quinta do Sol
Rio Taquaruçuzinho

Finalizada essa primeira etapa, em 16 de junho Tiago embarcou para Taquaruçu com um estúdio móvel. O espaço para receber o estúdio foi cuidadosamente preparado na "Quinta do Sol", local que permite a captação -vozes e instrumentos- em total harmonia com a natureza, onde sons do rio Taquaruçuzinho (tão presente nas canções), pássaros e a exuberante beleza local ficarão registradas.


A presença de Tiago Domingues em Taquaruçu também contempla a realização de um "Workshop sobre processo de gravação profissional" - A proposta do workshop é mostrar aos músicos iniciantes como funciona o processo de composição e gravação profissional de um disco, visando a conscientização dos mesmos para o mundo profissional da música.




10 de junho de 2011

Preparativos finais para entrar em estúdio

Contagem regressiva!
Dentro de poucos dias essa turma entrará em estúdio para a gravação do disco "E se a gente quiser?"
 


Jovi Moura - Tato Soares - André Ricardo - Anderson - Irineu de Palmira - Lara Garcia - Lucas

8 de junho de 2011

VOZ DA NATUREZA e VAMOS PASSEAR

Mais duas composições de Lara Garcia



Voz da Natureza
Lara Garcia

Ouvi a voz da natureza
Gritando socorro
Quando parei para olhar
De susto quase morro

Tinham árvores derrubadas no chão
Era o ar que respiramos na poluição
Chega de falar, você tem que agir
Faça a natureza voltar a sorrir

Plante a sua semente
Pois ela quer viver
Assim como eu e você
Pois o meio ambiente
Requer mais atenção
Requer a sua consideração




Vamos Passear
Lara Garcia
 
O sol já vai nascendo
Os seus raios atravessam
O pé de jatobá
Caminho lentamente
Em direção ao pé de mangaba pra saborear

Mangaba madurinha pra saborear
O calor que toma conta da minha atmosfera
Bacaba geladinha ia bem
Porém o buriti batido é irresistível
Mas com ele se faz doce também

Doce de buriti
Geladinho de murici
É hora do almoço
Esse arroz com pequi tá tão cheiroso
Beba lá do suco de cajá
Vamos caçar cajuzinho
Vamos passear

Caçar cajuzinho para o geladinho
Vamos passear
Pelo Tocantins
Vamos passear


ANDERSON, ANDRÉ RICARDO E LUCAS

Ainda sobre nossos pequenos grandes artistas...


ANDERSON
Anderson na bateria
Anderson é natural de Taquaruçu, tem 17 anos e está cursando o segundo ano do ensino médio. Tem planos de cursar a Universidade de Música.

É baterista, teve aulas com Tharson Lopes, dirigente do Ponto de Cultura Canto das Artes. Participa ativamente das atividades musicais do Canto, ao lado de seus dois irmãos: um que canta e outro que também canta e toca contrabaixo. Assim como os irmãos, Anderson diz que tem muito incentivo da família, que reconhece e valoriza seu talento artístico.
Anderson define-se como "um cara simples". Sobre sua participação no projeto ele nos disse que "contribui muito para aperfeiçoar nosso talento e despertar outras possibilidades. Essa foi a primeira vez que participei de uma composição, é emoção demais".





ANDRÉ RICARDO

André Ricardo tem 15 anos. Nasceu em Maceió e mudou-se para Taquaruçu em 1998.
André conta que começou a tocar violão, que ganhou do pai, observando os outros. Foi muito influenciado pela música sertaneja, hoje sua preferência é o rock. Há dois anos começou a frequentar o Canto das Artes, onde encontrou outros músicos e montou uma banda. É guitarrista.
Sobre sua participação no projeto "E se a gente quiser?", André está contente com a experiência e tem a expectativa de colaborar como arranjador das músicas que estão sendo criadas, e de aprender sobre o processo de gravação.
"Sou extrovertido, legal e sincero. Essa oportunidade nos faz refletir sobre os problemas reais ligados ao meio ambiente através da arte".


                                                                                           
                                                                                                          LUCAS

Lucas nasceu em Mirandópolis-SP. Com 8 anos mudou-se com a família para o Tocantins. Tem 18 anos e é o braço direito do pai em todas as atividades desenvolvidas na Fazenda Pioneira. Lucas é irmão de Lara Garcia, com quem já tem parcerias musicais.
Apesar do grande volume de trabalho, e o comprometimento com os assuntos da fazenda tomarem muito seu tempo, Lucas diz que está gostando da oportunidade de participar do projeto. Tem planos de investir mais em seu talento artístico e pensa, inclusive, em fazer uma dupla "talvez com a Lara?" para se apresentarem em oportunidades que surgem na região.










Fazenda Pioneira 
Cachoeira da Sambaíba

Visitando a família do Lucas e Lara Garcia


2 de junho de 2011

JOVI MOURA - "Com o Bem-te-vi" e "Passeio"




Quando cheguei em Taquaruçu, Jonatas Victor Barros de Moura era o Ktatau.
Conforme perceberão a seguir, ele já era músico e, ao descobrir-se compositor, tornou-se Jovi Moura!
Jovi nasceu em Nova Rosalândia, cidade tocantinense fundada em 1972, em consequência da construção da BR-153, distante 108 km de Palmas. Está há 10 anos em Taquaruçu.
Com seu jeito maroto, quando lhe peço para se descrever, ele diz “Sou um rapaz meio extrovertido. Gosto muito de música, agora, participando do projeto, sou eclético”.
Jovi toca vários instrumentos, por isso está sempre respondendo sobre como foi esse aprendizado. Na maior tranquilidade ele diz “ há alguns anos, um tio passou uma temporada aqui, me ensinou alguns acordes, a partir daí fui aprendendo”. Simples assim?  “é, fui procurando o som, ele apareceu”.
Jovi Moura nos diz que sua mãe, Gilza Maria, a fã Nº 1, é uma de suas maiores incentivadoras -“Ela me incentiva muito, e em tudo, a não desistir. Também me contou que quando eu tinha entre 9 e 10 meses, alguém disse a ela que eu teria muitos dons musicais”.
Jovi Moura frequenta o Ponto de Cultura Canto das Artes desde seus 11 anos. “Levou um certo tempo até que eu entendesse a seriedade do lugar, hoje eu sinto como se o Canto fosse a minha casa.”
Sua participação no projeto “E se a gente quiser?” é intensa. Foi o meu primeiro parceiro em “Cidade Encanto”, de lá pra cá compôs várias outras, sozinho e em parcerias. Sobre descobrir-se com essa imensa capacidade criativa, ele diz “O projeto é muito legal, através dele posso expressar meus pensamentos nas músicas que faço”.

Jovi Moura tem 16 anos, está cursando o primeiro ano do ensino médio. Planeja fazer engenharia mecânica e continuar com a música. “Não tenho o sonho de fazer sucesso, ser famoso, mas tenho sim, uma grande vontade que minhas músicas sejam conhecidas, cantadas, e que levem uma boa mensagem para muita gente”.



Com o Bem-te-vi
Jovi Moura
 
Ao som da toeira     
Da sússia e do cateretê
Bacupari pra comer

Bem-te-vi vim te ver
Quero fazer um dueto
Com você

Bem-te-vi não se vá
Vamos tomar banho na cachoeira
Nas águas limpas da Roncadeira

Bem-te-vi venha cá
Vamos colher cajuí
No Vai Quem Quer
E na Sambaíba quero ir

Bem-te-vi venha cá
Vamos do voo
Ao Pontal  
Sessenta segundos
Adrenalina total

Bem-te-vi quero ir
No Mutum catar
Pequi, arrancar bacaba,
Caçar murici

Esse é o jeito
De viver por aqui!

Passeio
Jovi Moura

A pedalar pela
Avenida Belo Horizonte
Vou ao encontro de amigos do coração
Vejo todos numa roda
Irmanados numa só emoção

Pra animar quem vai comigo 
Eu vou tocar o samba de um amigo
Benza Deus, Ô Sorte
Sou Jovi Moura o filho do Norte

Antes de seguir viagem
Eu vou passar no Canto das Artes
Lá terei boa direção
Posso ir tranquilo para o Jalapão 

1 de junho de 2011

Imprensa - Jornal "O Girassol" - Palmas/TO

"E se a gente quiser?" foi notícia no jornal "O Girassol" de hoje - 1º de junho
Excelente matéria da jornalista Leilane Marinho. 

Matéria de Capa

Caderno Viver