15 de maio de 2011

Semana do Índio no Ponto de Cultura "Canto das Artes"





Uma grande homenagem a etnia Krahô marcou as comemorações da Semana do Índio, de 15 a 21 de abril, em Taquaruçu. O 1° Encontro Indígena no Ponto de Cultura “Canto das Artes” apresentou uma magnifíca exposição fotográfica ( “KRAHÔ” – fotos Tharson Lopes), práticas de pintura corporal, cantorias e mostra de filmes indígenas, além de outras atividades.
Segundo o responsável pelo Ponto de Cultura, Tharson Lopes, a ideia de convidar a comitiva da etnia Krahô teve dois objetivos: "Que eles não fossem apenas para uma apresentação, mas para que houvesse uma troca de saberes e culturas e ainda, que eles fossem os grandes homenageados, já que esses milenares moradores dos cerrados, detém sobre esse bioma imensuráveis conhecimentos”.

O evento contou com uma comitiva de 15 Krahôs, vindos das aldeias Manoel Alves e Pedra Branca, no município de Itacajá. Na segunda, 18, foram recepcionados no Ponto de Cultura Canto das Artes em Taquaruçu e terça-feira, 19, estiveram em Palmas, onde fizeram um passeio turístico e foram recebidos por autoridades. A programação continuou na quarta feira e quinta feira, 20 e 21, em Taquaruçu, com passeios em pontos turísticos e vivências no Ponto de Cultura Canto das Artes, encerrando a noite com cantorias e homenagem musical com músicos convidados.


Em razão desse evento, tive o grande prazer de interagir com seus representantes.





Quem assistiu ao documentário "HOTXUÁ" (Letícia Sabatella, Gringo Cardia -2007), vai se lembrar da figura do "Hotxuá", o sacerdote do riso, cuja missão é promover a união e o fortalecimento do grupo através da alegria, do abraço, da conversa.  Pois bem, o Hotxuá, esse mesmo, do documentário, estava presente nesse lindo evento promovido pelo "Canto das Artes" e, se o negócio é a brincadeira, brincamos juntos com as crianças do Canto.










Os Krahôs, homenageados este ano, habitam em suas terras nos municípios de Itacajá e Goiatins. São do Tronco Lingüístico Macro-Jê, Língua JÊ, Familia Timbira. Atualmente a população dos Krahôs está em torno de 3 mil pessoas, morando em 23 aldeias. No Brasil ainda subsistem mais de 250 povos indígenas, falantes cerca de 180 línguas e dialetos. No Tocantins parte dessa imensa riqueza cultural está representada pelos povos Karajá, Javaé, Xambioá, Apinajé, Xerente, Krahô e Krahô-Canela. Outros povos migraram em tempos recentes, em busca de melhores terras e oportunidades, como os Fulniôs, Pankararus, Tuxás e Guaranis. A população indígena total no Estado do Tocantins é de aproximadamente 12 mil habitantes.


Um pouco mais das atividades que aconteceram nessa tarde, no Canto das Artes. 




E nessa noite, realizei mais uma apresentação no Canto das Artes






Nenhum comentário:

Postar um comentário